Curiosidades

-> O Tsunami provocado por este enorme sismo teve cerca de 10 metros de altura quando encontrou a costa de Sumatra. Quando viajava por oceano é estimado ter atingido os 30 metros de altura e ter viajado a cerca de 500 km/h.

-> Segundo o Presidente da Sociedade dos Tsunamis a energia das ondas era duas vezes maior que a força dos explosivos utilizados na Segunda Guerra Mundial.

-> Enormes ondas chegaram à África do Sul 16 horas depois. De notar que deste país ao epicentro iam 8500 km!

-> O Abalo foi tão forte que alterou o movimento de rotação da Terra, diminuiu o comprimento dos dias, em 2,68 microssegundos, pelo que depreende-se que a Terra gira um pouco mais rápido do que o fazia antes.

-> Foi tão poderoso que fez com que todo o planeta vibrasse pelo menos um Cm e provocou outros terramotos tão longínquos como no Alasca.

-> O terramoto de 26 de Dezembro alterou em 2,5cm a posição do Pólo Norte, a forma da Terra (aplanada nos pólos e com maior diâmetro sobre o equador) ficou mais redonda. No entanto, todas as mudanças são muito pequenas para serem percebidas sem instrumentos.

-> Alguns cientistas pensam que o Sismo provocou a erupção do Monte Talang em Abril de 2005.

-> Uma enorme ajuda humanitária foi prestada devido à grande destruição de infra-estruturas, carência de comida e água, e ao estrago económico. As epidemias foram a principal preocupação devido à elevada densidade populacional e ao clima tropical. As agências preocuparam-se em fornecer boas instalações sanitárias e água fresca de maneira a conter o alastramento de algumas doenças como a Cólera ou a Hepatite A e B.

-> Os donativos totais fizeram-se sentir. ONG's, países e até milhões de pessoas por todo o mundo doaram dinheiro que passou os milhares de Biliões de Euros.

-> O número de vítimas, que era de aproximadamente 150000, elevou-se para 220000 quando o governo da Indonésia suspendeu as buscas por 70000 desaparecidos e os incluiu no saldo de vítimas fatais do desastre.

-> Milhares de corpos foram enterrados sem serem identificados devido ao risco de propagação de doenças.

-> 4 dias após o sismo, estudos efectuados em Portland, Estados Unidos da América, chegaram à Índia. Diziam que havia uma possibilidade de movimento tectónico entre Sumatra e a Indonésia que podia provocar sismos de magnitude perto dos 8.0. O Governo Indiano alertou a população provocando o pânico. Milhões fugiram de casa havendo muito prejuízo por aquilo que não passou de um falso alarme.

-> 4 dias também depois do sismo, rebeldes guerrilhas cessaram fogo com as forças indianas tendo sido uma das poucas coisas boas em relação a este sismo.

-> O Tsunami desenterrou as ruínas de uma cidade com mais de 1000 anos que se encontrava sob areia.

-> Esta tragédia teve grandes impactos políticos e humanitários na Suécia já que foi o acontecimento que matou mais pessoas desde uma guerra em 1709. O governo sueco foi criticado por falta de acções. Estas críticas tiveram de ser examinadas por um inquérito independente.

Os Mais Afectados:
- Sri Lanka -> Milhares de mortos e milhões de desalojados. O estado de emergência nacional foi declarado.
- Índia -> Alguns estados e ilhas foram totalmente submersos.
- Indonésia -> Ilha de Sumatra praticamente destruída.
- Tailândia -> Várias estâncias turísticas costeiras destruídas.
- Ilhas Maldivas -> Dois terços da capital, Malé, inundados pelo tsunami.
- Bangladesh
- Malásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário